segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Santos Dumont: O Pai Da Aviação

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Alberto Santos Dumont  nasceu no município de Palmira, em Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873 e faleceu em Guarujá, São Paulo, em 23 de julho de 1932. A cidade de Palmira teve seu nome trocado para Santos Dumont (que permanece até hoje), depois que ele tornou-se famoso. Projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse feito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.

OS FEITOS

Santos Dumont foi também foi o primeiro a decolar num avião movido por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906, ele voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie (“Ave de Rapina”, em Francês”), no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros, a uma altura de 6 metros, com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros de um aparelho mais pesado que o ar, homologados pelo Aeroclube da França,  e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem necessidade de uma rampa para lançamento.

MAS NÃO MUITO

Os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo num avião. Mas, na maior parte do mundo, o crédito é dado aos irmãos norte-americanosWilbur e Orville Wright. Os órgãos oficiais também consideram que foram os irmãos Wright os primeiros a realizar um voo controlado, motorizado, num aparelho mais pesado do que o ar, por uma decolagem e subsequente voo ocorridos em 17 de dezembro de 1903 no Flyer.
Os irmãos Wright
O Flyer, o avião dos Wright.








O 14-Bis de Dumont teve uma decolagem autopropulsada, reconhecida oficialmente por publico e jornalistas, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI.

O 14 BIS

Ficha técnica:
Tipo: avião experimental
Fabricante: Alberto Santos Dumont
Capacidade: 1 (um) passageiro
Comprimento: 10 metros                              
Envergadura: 12 metros
Altura: 4,8 metros
Velocidade máxima: 30.8 km/h
Peso máximo/decolagem: 160 kg

CARACTERÍSTICAS GERAIS

14-Bis foi um avião híbrido construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, em1906, e testado entre os dias 19 e 23 de julho desse mesmo ano, na cidade de Paris, França. Era constituído por um aeroplano unido ao Balão 14, que fora utilizado em vôos feitos pelo inventor, em meados de 1905. Daí o nome “14-Bis”, isto é, o “14 de novo”, devido ao fato do balão estar sendo reaproveitado. A função do balão era reduzir o peso efetivo do aeroplano e facilitar a decolagem. O aerostato, porém, gerava muito arrasto e não permitia ao avião desenvolver velocidade. Santos Dumont retirou o balão e, para compensar o aumento de peso, no dia 3 de setembro de 1906, duplicou a potência do aparelho, instalando um motor de 50 cavalos-vapor no lugar do de 24 até então utilizado. Transformou o 14-bis assim no Oiseau de Proie, com o qual obteve um salto de 8 metros, no dia 13 de setembro de 1906.

MODIFICAÇÕES

Fez modificações no avião: envernizou a seda das asas para aumentar a sustentação, retirou a roda traseira, que atrapalhava a decolagem, e cortou a estrutura portadora da hélice. Em 23 de outubro de1906, no campo de Bagatelle, o Oiseau de Proie II decolou, usando seus próprios meios e sem auxílio de dispositivos de lançamento, percorrendo 60 metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros, perante mais de mil espectadores. Esteve presente a Comissão Oficial do Aeroclube da França, entidade reconhecida internacionalmente e autorizada a homologar qualquer evento marcante, tanto no campo dos aerostatos quanto no dos “mais pesados que o ar”.
Em 12 de novembro do mesmo ano, com o avião – agora o Oiseau de Proie III - provido de ailerões rudimentares para ajudar na direção – percorreu 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de distância da época.

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