O QUE SÃO
Os sintomas de flatulência (excesso de gases) passam a incomodar quando há alguma alteração na concentração de bactérias no intestino. Algumas situações em que isso ocorre são após uso de medicações antibióticas ou anti-inflamatórias, nas inflamações do intestino, na síndrome do intestino irritável, doença celíaca, na doença diverticular etc.
Também é importante abolir os produtos diet, reduzir a ingestão de fibras e de alguns cereais, como a linhaça. No caso de excesso de gases, não devemos misturar grãos. Assim, não é recomendável usar produtos do tipo “ração humana”. Mascar chicletes também é um hábito que provoca o aumento de gases.
A ALIMENTAÇÃO INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE GASES?
EXISTE UMA FORMA DE EVITAR?
BEBIDAS GASOSAS PROVOCAM GASES?
Evidentemente sim, principalmente refrigerantes adocicados e diet, mais ainda os que contêm o açúcar sorbitol.
É COMUM A ELIMINAÇÃO DE GASES DURANTE A NOITE?
Podemos eliminar gases ao longo de todo o dia, sendo mais comum nos períodos em que estamos acordados.
E A RETENÇÃO DE GASES?
O sintoma mais incômodo relacionado ao acúmulo de gases são as dores abdominais, causadas pela distensão das alças intestinais. Podem ocorrer também eructações (gases eliminados pela boca) e desconforto abdominal. Sobretudo é necessário compreender que a formação e a eliminação de gases é algo absolutamente normal e inevitável, dentro de determinadas proporções. Somente o excesso, a falta ou a emissão de gases demasiadamente fétidos devem ser objetos de cuidados médicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário